Eu uso lápis

Já me perguntei várias vezes o motivo da minha fixação pelo uso do lápis. Farei um esforço para explicar o sentido do uso e, com isso, me livrar dessa dúvida crudelíssima que também me incomoda pois, a final, não sei.

Tudo que se escreve à lápis pode ser apagado. Apagar o que se escreve, significa corrigir ou ter uma opinião diferente sobre um determinado aspecto.

Podemos fazer isso em nossa própria vida, isto é, mudar de opinião? Claro que sim, embora muitas pessoas tenham para si uma opiniao formada sobre tudo, a exemplo da música do saudoso Raul Seixas.

O lápis ainda nos dá a possibiliadade de apagar o que escreveu e economizar o papel. Nesta fase de sustentabilidade, nada melhor a festejar. Ainda assim, o lápis dá uma sensação de que agride menos o papel e, quando escrevemos, sobra aquela sensacao de que está fazendo a coisa certa.

O lápis também nos deixa a vontade para errar. Quando não temos o compromisso com o certo, parece que ficamos mais tranquilos para ousadia.

Por fim, o lápis imita um pouco a nossa vida, pois podemos escrever algo e, por diversas circunstâncias, não cumprir. Será que é o certo?

É claro que muita gente vai me considerar uma pessoa sem palavra, afinal, escrevemos e não iremos cumprir? Agora eu te pergunto, será mesmo que devemos cumprir com tudo o que nos prontificamos? Será que em determinados momentos não podemos reajustar nossa meta? Será que prometer para si mesmo que ficará rico em 5 anos e não cumprir é uma quebra de acordo? Dizer para o seu filho que irá pagar uma super faculdade para ele e não conseguir é algo indigno?

Eu acho que a dignidade do ser humano não está necessariamente ligada à maneira como ele cumpre com suas obrigações, mas sim como ele deve administrar as suas obrigações. Isso o que eu disse tem uma grande diferença. Eu não quero ser considerado uma pessoa “sem palavra”, ao mesmo tempo que não quero pensar na possibilidade de falhar quando prometo algo. Mas, espere, as coisas podem ser negociadas e trabalhadas com a ajuda do velho e bom senso.

Mas e aí, promessa é realmente para sempre?

O que o lápis tem a ver com isso?

 

2 comentários em “Eu uso lápis”

  1. Muito bom Jacques…adorei! Agradável leitura… ótimos pontos de vista.

    Grande abraço

    Prof. Shimizu

Muito obrigado pela sua leitura.

