Anota a nota

 

– Oito, professor? O senhor me deu oito? Não acredito! Qual o critério? – disse a aluna irritadíssima e complementou: – porque oito?
Com o olhar terno e quase fúnebre eu verbalizei cal-ma-men-te:
– Não sei nem o que te dizer [pausa], vejamos, você tirou oito porque não tirou nove, nem dez [pausa]; ah e também não tirou cinco ou seis…. e sete.
É claro que a resposta não convenceu e aí presencie o aflorar de uma certa jovialidade revoltosa e um pseudo-ativismo, assim:
– Não é justo! O Zé tirou nove e o trabalho dele não chega nem aos pés do meu. Fora isso, na sala de aula não é todo mundo que trabalha como eu! – Esbravejou!
Impasse estabelecido, sem a presença de Bruce Buffer, famoso locutor de MMA para bradar o seu famoso “Eeeeeiitiiiiis Taaimm” (It’s time), eu disparei:
– Pois é, também acho injusto. Por sinal o mundo todo é injusto. Eu também acho que eu sou mais talentoso do que o Neymar, tenho mais estudo que o Lula (se bem que não é muito difícil…), mais inteligente que a Sabrina Sato e mais bonito que… bom, deixa pra lá. Mas, eu ganho menos dinheiro do que eles. Realmente o mundo é muito injusto e não fui eu quem inventou isso. Aliás, por falar em injustiça, também acho injusto o fato de você ter a quem reclamar que foi vítima de algo que considera uma injustiça; isso é um privilégio. Eu, se for reclamar pra alguém, teria que ser para Deus, e ele tem coisas bem mais importantes pra fazer e nem vai ligar para o meu problema. Eu pelo menos estou te ouvindo, olha só a sua sorte!
A moça esboçou um semblante de quem estava confusa e disse:
– Tá entendi, e aí, vai rever a nota, professor?
Respondi: – A nota é oito mesmo e sorte sua que não sou surdo senão, nem isso!
E foi-se.

4 opiniões sobre “Anota a nota”

  1. Gostei mas, acho que o professor foi meio arrogante, poderia ao menos ter enfatizado o critério utilizado para dar nota.

Muito obrigado pela sua leitura.

