Troque

TROQUE

A possibilidade de conhecer

Pela certeza de saber

Mas não troque este seu conhecimento para humilhar os outros

Porque se assim fizeres, teu conhecimento de nada vai valer.

TROQUE

A dúvida sobre algo, pela certeza de alguma coisa.

Mas não troque a  chance de fazer o bem

Pela possiblidade imbecil de maltratar alguém

TROQUE

A razão Pela emoção

Mas sempre se dê conta de estar fazendo a coisa certa, senão

Destroque.

TROQUE

Dias de trabalho duro, por dias de lazer

Mas eu não troco, isso eu juro,

Dez aulas  com vocês pelo mesmo tempo no escritório, com bem poucas coisas a fazer.

TROQUE

Anos de estudo

Pela sensação do dever cumprido

Mas não sinta que mesmo estando sem emprego

Que isso foi em vão.

Troque essa ruim sensação, pela perseverança e aceite um conselho de irmão: dias melhores virão.

TROQUE

porque eu troco

Um momento de raiva,

Pelo sorrisos dos formandos

E quem nunca esteve aqui, não sabe o quanto é maravilhoso

Enxergar a beleza da aura de cada um desses merecidos graduandos.

TROQUE

Dias de tristeza

Por dias de alegria

Mas não esqueça de fazer a sua parte,

Escolha uma alegria que realmente contagia, senão não tem graça

Por falar em graça

TROQUE

Dias sem-graça, por dias alegres

Mas não troque a presença de seu pai e de sua mãe, de seu filho ou filha em todos os momentos importantes,

Afinal, a vida passa.

TROQUE,

Dias de tédio

Por dias de animação

Mas não troque uma discussão corriqueira

Por uma amizade verdadeira

Pois hoje e sempre é dia de comunhão.

TROQUE

A ausência diante de sua família

Pela alegria de poder dar-lhes presentes como este

Mas não troque a boa sensação de hoje

Pela tristeza de distanciar-se de seus amigos.

E ASSIM EU TROCO

Esse discurso comprido,

Por algo mais curto e de valor.

A frase é simples, tão simples mas a quem se destina, é muito merecedor.

É que tem gente que pede porque no fundo adorava,

Toda vez que a aula começava.

Então lá vai:

Parabéns Bravos e Bravas.

(Poema feito e proferido em ocasião da formatura da turma 2011/1 de Tecnologia em Marketing da Faculdade Eniac, ocorrida no dia 23 de setembro de 2013, do qual fui Paraninfo)

2 comentários em “Troque”

  1. Boa tarde professor Jacques, fiquei muito emocionada com seu discirso, espero ter o privilégio de suas aulas, estou cursando o 5º semestre de ADM no Eniac.
    Jeane Miranda

    1. Cara Jeane. Muito obrigado pelos seus comentários. Quanto a ter aulas comigo, é bem provável sim. De qualquer forma, é possível me encontrar nos lançamentos de livros, palestras e afins e, é claro, por esta forma: acessando o meu blog. Muito obrigado novamente!

Muito obrigado pela sua leitura.

